Rua Samuel Morse, 74 – 9º Andar - Brooklin, CEP: 04576-060
+55 11 2663-9212

Gamificação no ambiente corporativo

Você, provavelmente, já ouviu falar de Gamificação (do inglês Gamification), uma estratégia que tem sido procurada e citada em muitas reuniões de brainstorming nas empresas.
#

Você, provavelmente, já ouviu falar de Gamificação (do inglês Gamification), uma estratégia que tem sido procurada e citada em muitas reuniões de brainstorming nas empresas.

Esta técnica emprega jogos e outras atividades como uma ferramenta de aprendizado, motivação e recompensa. Além, de claro, tornar as atividades do dia a dia mais dinâmicas e interessantes.

Algumas empresas têm empregado esta prática como uma forma de engajar os colaboradores nas tarefas diárias, promover conhecimento e manter o ambiente de trabalho saudável.

Há alguns momentos em que ações de Gamificação podem ser muito bem-vindas, como em Campanhas de Incentivo. Ao invés de fazer uma campanha que só apresente metas e entregas a serem cumpridas, que tal adicionar a tudo isso alguma ação que promova o engajamento dos colaboradores? Algumas ideias:

Concursos: promover concursos em plataformas de incentivo, podem aumentar o engajamento dos colaboradores com as ferramentas de comunicação da empresa. Ao colocar no ar uma atividade como esta, os participantes da campanha acessarão o site para compartilhar conteúdos e acompanhar votações e materiais enviados;

Quizes: uma boa oportunidade de testar e melhorar os conhecimentos sobre a empresa e produtos. Estes testes, além de muito produtivos, são simples de produzir, gerando interesse dos colaboradores.

Deixar tudo em dia: aproveite as ações de Gamificação para incentivar seus colaboradores a deixar suas atividades em dia, como relatórios, por exemplo. Sabe aquela equipe que sempre envia as informações em cima da hora? Que tal incentivá-la a enviar antecipadamente, por meio de uma atividade que ofereça recompensa?

Lembre-se que, assim como outras ações realizadas na empresa, as de Gamificação também devem ser levadas a sério e mensuradas para que sejam encontrados gaps e melhorias que direcionem para uma próxima etapa. Além disso, é importante entender como os colaboradores se sentiram em relação a determinada atividade e avaliar se os objetivos foram cumpridos.

Precisa de uma campanha de incentivo com ações de Gamificação? Fale com a gente!

 

Posts Relacionados