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Como escolher a melhor rede social para trabalhar sua marca

A sua marca será sempre a mesma independente da rede, ou das redes sociais, que você escolher. Então, na verdade, o que é preciso é seguir a estratégia de cada rede.
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Entre tantas opções, qual a melhor rede para a minha marca?

Já passou o tempo em que as empresas achavam necessário ter uma página ou perfil em todas as redes sociais possíveis. É mais valioso, para a marca, estar presente em poucas, ou apenas uma delas e fazer um trabalho de conteúdo de qualidade do que estar presente em diversas redes sem gerar conteúdo para seus seguidores.

A sua marca será sempre a mesma independente da rede, ou das redes sociais, que você escolher. Então, na verdade, o que é preciso é seguir a estratégia de cada rede, para que sua marca se adapte à forma como as pessoas possam se relacionar nela.

Escolhemos as 5 principais redes sociais – as mais usadas para contas corporativas – para ajudar na sua escolha:

 

Facebook

O Facebook é usado como a principal rede social na maioria das empresas. Há alguns anos, ainda era apenas uma sugestão de rede, mas hoje, é basicamente obrigatório.

Consumidores, de uma forma geral, procuram esta rede social para saber mais informações sobre a empresa (em alguns casos, é mais acessada que o próprio site), como ela lida com o atendimento aos seus clientes e, também, para fazer comentários sobre suas experiências e resolver problemas de uma forma mais ágil.

Caso a intenção da sua empresa também seja divulgar a marca  para grupos específicos de pessoas, com base em gênero, status de relacionamento, escolaridade, interesses, idade, localização e linguagem então o Facebook também é uma ótima  opção. Nessa rede, por meio de páginas empresariais, é possível criar anúncios pagos segmentados. Vale postar gifs, vídeos, imagens e manter o conteúdo sempre atualizado e com informações interessantes.

 

Twitter

O Twitter é uma rede social mais ágil e dinâmica. É ideal para mensagens rápidas e curtas. Lembrando que é nele que se fica sabendo das novidades e lançamentos em primeira mão. São mais de 300 milhões de usuários e mais de 500 milhões de postagens diárias. 

Se sua marca não tem o objetivo de postar novidades de forma recorrente e não está preparada para interagir rapidamente com seus seguidores, talvez não faça muito sentido ter um perfil nesta rede social.

 

Instagram 

Instagram tem um apelo mais visual! Basicamente, a mensagem gira em torno de uma imagem chamativa, que obedece à identidade da rede social.  É uma das redes sociais que mais cresce atualmente: cerca de 23% por ano.

Tem cerca de 300 milhões de usuários ativos e o Brasil ocupa um lugar de destaque entre os países que mais usam a rede e a utilizam para fazer seu marketing.

Se sua marca tem um perfil que permite a utilização de imagens mais informais e tem a oportunidade criar histórias com vídeos (que também podem ser ao vivo), pode ser uma ótima opção para sua empresa.

 

Pinterest

Categorizar fotos e ideias é característica marcante do Pinterest. Mas precisam ser fotos e ideias realmente diferenciadas e criativas para chamarem a atenção e ganhar seguidores. No Pinterest, imagem e ideia valem mais que conteúdo.

Também é possível reunir, no perfil da sua marca, PINs de outros usuários, que estejam relacionados ao que sua empresa deseja expor. É uma ótima opção para empresas do segmento de moda, alimentos e marketing, por exemplo.

 

Linkedin

O Linkedin é uma rede focada principalmente em profissionais e empresas, tratando de temas relacionados aos negócios. Atua como uma rede de networking, onde os conteúdos dizem respeito ao mundo empresarial. O Linkedin teve expressivo crescimento nos últimos anos, e hoje já conta com mais de 380 milhões de usuários ativos.

Pode ser utilizada pela sua empresa para atrair novos negócios, colaboradores e fornecedores. Portanto, independente do tipo de negócio, é uma rede importante para marcar presença e compartilhar conteúdos sobre seus negócios, mercado e vagas de trabalho.

 

Como você pode ver, cada rede tem uma característica diferente. Mas uma coisa é certa: todas, sem exceção, exigem imagens, vídeos e conteúdos interessantes para atraírem mais e mais visualizações.

Ao planejar inserir sua empresa numa rede social, considere:

  • Criar conteúdo adequado: é necessário fazer um mix entre a identidade da marca e da rede social;
  • Saber o que postar: não basta apenas publicar, é necessário avaliar os interesses dos seguidores e entender o que pode gerar engajamento, de acordo com os objetivos da marca;
  • Avaliação constante: geralmente as redes sociais apresentam dados importantes e relatórios sobre interações / engajamento com o conteúdo. Isso tudo deve ser usado a seu favor;
  • Interação recorrente: não basta estar lá, é preciso interagir, postar recorrentemente, responder aos usuários, estar atento às novidades e tendências, além de estar preparado para encarar algumas crises publicamente.

Ufa! São muitos pontos a serem avaliados, não é mesmo? É por isso que você pode contar com a Elu! para orientar sua empresa na escolha adequada, manter um diálogo ativo com seus seguidores, e também estruturar suas mídias para que sejam canais de entrada para o seu site, gerando leads e vendas, destacando sua marca e mantendo-a sempre presente.

#vempraelu

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